ROTEIRO
A – PARA ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO ESTUDO DO MEIO
1. Na região serrana do
litoral paulista, os índices pluviométricos (chuva) alcançam quotas
excepcionalmente altas, que podem chegar a 4.500 mm/ano. As temperaturas médias
raramente ultrapassam os 22ºC, caracterizando um clima subtropical de altitude,
constantemente úmido e sem período de estiagem.
Paranapiacaba
está inserida nesta realidade climática – é uma das localidades mais chuvosas
do Brasil, com índices de 4.000 mm/ano. Somando-se a essa situação o nevoeiro
que cobre a vila por cerca de 200 dias a cada ano em média, temos uma ideia do
quão rigoroso é o clima para os moradores e visitantes da região.
Reflita
sobre as experiências em relação às condições climáticas encontradas no dia da
visitação e destaque:
a)
Dois
pontos negativos para moradores e comerciantes locais
b)
Dois
pontos negativos para visitantes
c)
Os
pontos positivos em relação ao turismo
2. O território
paulista constitui a área por onde a cobertura vegetal da Mata Atlântica
penetrou mais profundamente ao longo de todo Planalto Brasileiro. A Serra do
Mar é um exemplo único deste tipo de relevo coberto por uma floresta pluvial
(influenciada pela quantidade de chuvas) de extrema biodiversidade, fato que
lhe conferiu o tombamento com o título de patrimônio por parte do CONDEPHAAT,
além de integrar a área espacial da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica,
título conferido pela UNESCO.
Paranapiacaba
faz parte desse complexo sistema natural e possui um papel de destaque dentro
do processo de preservação e conservação desse rico patrimônio ambiental.
a)
O
que significa dizer que a mata no entorno da vila é do tipo secundária? Aponte
ao menos uma causa para esse fato.
b)
Quais
elementos VOCÊ pode observar na trilha e que são característicos da Mata
Atlântica?
c)
Em
sua opinião, qual a importância e o valor da preservação do ambiente natural
que cerca Paranapiacaba?
d)
Escreva
algumas linhas sobre a importância do projeto de educação ambiental visitado na
vila.
3. A Estação Alto da
Serra é um testemunho da tecnologia ferroviária dos engenheiros ingleses que
enfrentaram as difíceis condições da Serra do Mar: uma herança da São Paulo
Railway Company, hoje sob responsabilidade da prefeitura de Santo André.
a)
O
que o patrimônio ferroviário guardado nos museus de Paranapiacaba pode ensinar
às novas e futuras gerações?
b)
Descreva
suas impressões pessoais em relação ao que pode ser observado sobre a ferrovia.
4. O objetivo de um
estudo do meio é acrescentar novos conhecimentos e proporcionar novas
experiências. Cada pessoa vive o momento à sua maneira, tira suas conclusões,
reflete e, no final, extrai dele aquilo que vai guardar como sendo positivo, e
aquilo que vai guardar como sendo negativo. Porém, estes não são os aspectos
mais importantes: o que importa é o momento que se vive e as lições que podemos
tirar para futuras vivências.
Este
exercício convida você a reviver os momentos positivos e negativos
experimentados durante o estudo. Não faça isso com pressa. Pense, reflita,
procure resgatar as emoções e sentimentos. É com essa visão que você vai
trabalhar – isso se chama Geografia da Percepção.
a)
Escreva
um TEXTO sobre o que você viveu no estudo. Não se preocupe com regras. Exponha
sem receio suas ideias, sentimentos, conclusões, críticas, alegrias, medos,
percepções, sensações – o que mais você quiser. Apenas eu vou ler esse relato,
portanto solte-se e escreva com vontade.
b)
Pense
naquilo que mais lhe encantou. Pense livremente: pode ter sido um dos
cachorrinhos do quiosque, uma bela árvore molhada de chuva na trilha, o abraço
de conforto de um amigo, o escorregão que o colega levou na estrada de acesso,
a “salinha da Samara” no museu ferroviário, a imagem do relógio em meio ao
nevoeiro, as gotas de chuva escorrendo em seu rosto, uma paisagem marcante,
seus professores e guias molhados e sujos de lama. Enfim, escolha aquele
momento especial que você vai guardar para sempre.
Utilize uma folha de
papel sulfite e represente esse momento: porém, NÃO USE PALAVRAS.
Sim, isto é um
desafio: você tem o espaço de uma folha, uma situação vivida e uma regra. Use a
criatividade. Não vou dar sugestões – o processo criativo deve partir de você,
pois fará parte da forma como você se relacionou com o momento escolhido. Ele é
bastante pessoal.
DATA DE
ENTREGA: ATÉ DIA 07/05
OBSERVAÇÕES:
·
O
exercício pode ser digitado
·
Se eu não estiver na escola para você
fazer a entrega, deixe com a Taci/Mara, que eu pego depois na minha pasta.
·
Não
atrasem a entrega – dois dias depois começam as provas.
·
Parte
da nota é referente ao estudo do meio (participação)
·
Vale
como uma avaliação continua.
·
Este
roteiro vai para o blog. Se perder, corre lá!
BOM EXERCÍCIO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário