CAMPANHA

No ano passado, a campanha humanitária realizada através do blog foi um grande sucesso. Os 100 mil acessos reverteram uma doação de R$ 200,00 à ONG Médicos Sem Fronteiras.
Portanto, vamos repetir o gesto este ano.
A partir do dia 18/02, a cada 500 acessos, R$ 1,00 real será doado a esta mesma ONG.
Encerraremos a campanha no dia 30/11, quando vamos divulgar o total arrecadado.
Um gesto pequeno, mas que poderá fazer a diferença na vida de muitas pessoas. A única intenção, é aliviar sofrimentos.
Contamos com vocês.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

EXERCÍCIO DE CAMPO SOBRE ESTUDO DO MEIO - 8º ANO

ROTEIRO A – PARA ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO ESTUDO DO MEIO

1. Na região serrana do litoral paulista, os índices pluviométricos (chuva) alcançam quotas excepcionalmente altas, que podem chegar a 4.500 mm/ano. As temperaturas médias raramente ultrapassam os 22ºC, caracterizando um clima subtropical de altitude, constantemente úmido e sem período de estiagem.
            Paranapiacaba está inserida nesta realidade climática – é uma das localidades mais chuvosas do Brasil, com índices de 4.000 mm/ano. Somando-se a essa situação o nevoeiro que cobre a vila por cerca de 200 dias a cada ano em média, temos uma ideia do quão rigoroso é o clima para os moradores e visitantes da região.
            Reflita sobre as experiências em relação às condições climáticas encontradas no dia da visitação e destaque:

      a)    Dois pontos negativos para moradores e comerciantes locais
      b)    Dois pontos negativos para visitantes
      c)    Os pontos positivos em relação ao turismo

2. O território paulista constitui a área por onde a cobertura vegetal da Mata Atlântica penetrou mais profundamente ao longo de todo Planalto Brasileiro. A Serra do Mar é um exemplo único deste tipo de relevo coberto por uma floresta pluvial (influenciada pela quantidade de chuvas) de extrema biodiversidade, fato que lhe conferiu o tombamento com o título de patrimônio por parte do CONDEPHAAT, além de integrar a área espacial da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, título conferido pela UNESCO.
            Paranapiacaba faz parte desse complexo sistema natural e possui um papel de destaque dentro do processo de preservação e conservação desse rico patrimônio ambiental.

      a)    O que significa dizer que a mata no entorno da vila é do tipo secundária? Aponte ao menos uma causa para esse fato.
     b)    Quais elementos VOCÊ pode observar na trilha e que são característicos da Mata Atlântica?
      c)    Em sua opinião, qual a importância e o valor da preservação do ambiente natural que cerca Paranapiacaba?
       d)    Escreva algumas linhas sobre a importância do projeto de educação ambiental visitado na vila.

3. A Estação Alto da Serra é um testemunho da tecnologia ferroviária dos engenheiros ingleses que enfrentaram as difíceis condições da Serra do Mar: uma herança da São Paulo Railway Company, hoje sob responsabilidade da prefeitura de Santo André.
  
      a)    O que o patrimônio ferroviário guardado nos museus de Paranapiacaba pode ensinar às novas e futuras gerações?
     b)    Descreva suas impressões pessoais em relação ao que pode ser observado sobre a ferrovia.

4. O objetivo de um estudo do meio é acrescentar novos conhecimentos e proporcionar novas experiências. Cada pessoa vive o momento à sua maneira, tira suas conclusões, reflete e, no final, extrai dele aquilo que vai guardar como sendo positivo, e aquilo que vai guardar como sendo negativo. Porém, estes não são os aspectos mais importantes: o que importa é o momento que se vive e as lições que podemos tirar para futuras vivências.
            Este exercício convida você a reviver os momentos positivos e negativos experimentados durante o estudo. Não faça isso com pressa. Pense, reflita, procure resgatar as emoções e sentimentos. É com essa visão que você vai trabalhar – isso se chama Geografia da Percepção.

      a)    Escreva um TEXTO sobre o que você viveu no estudo. Não se preocupe com regras. Exponha sem receio suas ideias, sentimentos, conclusões, críticas, alegrias, medos, percepções, sensações – o que mais você quiser. Apenas eu vou ler esse relato, portanto solte-se e escreva com vontade.

      b)    Pense naquilo que mais lhe encantou. Pense livremente: pode ter sido um dos cachorrinhos do quiosque, uma bela árvore molhada de chuva na trilha, o abraço de conforto de um amigo, o escorregão que o colega levou na estrada de acesso, a “salinha da Samara” no museu ferroviário, a imagem do relógio em meio ao nevoeiro, as gotas de chuva escorrendo em seu rosto, uma paisagem marcante, seus professores e guias molhados e sujos de lama. Enfim, escolha aquele momento especial que você vai guardar para sempre.
Utilize uma folha de papel sulfite e represente esse momento: porém, NÃO USE PALAVRAS.
Sim, isto é um desafio: você tem o espaço de uma folha, uma situação vivida e uma regra. Use a criatividade. Não vou dar sugestões – o processo criativo deve partir de você, pois fará parte da forma como você se relacionou com o momento escolhido. Ele é bastante pessoal.

DATA DE ENTREGA: ATÉ DIA 07/05

OBSERVAÇÕES:
             ·         O exercício pode ser digitado
            ·         Se eu não estiver na escola para você fazer a entrega, deixe com a Taci/Mara, que eu pego depois na minha pasta.
             ·         Não atrasem a entrega – dois dias depois começam as provas.
             ·         Parte da nota é referente ao estudo do meio (participação)
             ·         Vale como uma avaliação continua.
             ·         Este roteiro vai para o blog. Se perder, corre lá!

BOM EXERCÍCIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário