CAMPANHA

No ano passado, a campanha humanitária realizada através do blog foi um grande sucesso. Os 100 mil acessos reverteram uma doação de R$ 200,00 à ONG Médicos Sem Fronteiras.
Portanto, vamos repetir o gesto este ano.
A partir do dia 18/02, a cada 500 acessos, R$ 1,00 real será doado a esta mesma ONG.
Encerraremos a campanha no dia 30/11, quando vamos divulgar o total arrecadado.
Um gesto pequeno, mas que poderá fazer a diferença na vida de muitas pessoas. A única intenção, é aliviar sofrimentos.
Contamos com vocês.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

TRABALHO BIMESTRAL - 7º ANO - ROTEIRO PARA QUEM PARTICIPOU DO ESTUDO D MEIO PARA CAMPOS DO JORDÃO

COLÉGIO PORTO UNIÃO
ROTEIRO DE TRABALHO BIMESTRAL – 7º ANO – GEOGRAFIA

TEMA: ESTUDO DO MEIO PARA O VALE DO PARAÍBA E CAMPOS DO JORDÃO

O município de Campos do Jordão está localizado à leste da capital, São Paulo, na região do médio Vale do Paraíba. Visitar Campos do Jordão é estar em contato com uma natureza exuberante e com um clima reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. A cidade possui excelente infraestrutura para turismo de várias categorias. Localiza-se a 1700 metros de altitude. Seu ar possui um teor de oxigenação e ozona superior ao de Chamonix, na França. Sua vantagem sobre as demais estâncias climáticas é que o sol está presente o ano todo. No inverno, a luminosidade atinge o grau máximo, e as temperaturas chegam a -5ºC. A topografia é bastante acidentada: 85% do município é composto por formas onduladas. A área urbana está em um vale, onde se alinham os seus três núcleos principais: Vila Abernéssia, Vila Jaguaribe e Vila Capivari.

ROTEIRO A – PARA QUEM PARTICIPOU DO ESTUDO DO MEIO NO DIA 18/10

Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira
1. O Vale do Paraíba é uma das regiões mais ricas do Complexo Regional Centro-Sul por abrigar cidades cuja importância econômica se baseia na indústria e na produção tecnológica e acadêmica.
a) Qual o papel representado pelo Vale do Paraíba na formação da Megalópole Brasileira?
b) Cite ao menos dois elementos que você pode observar no trajeto e que confirme a importância econômica do Vale do Paraíba.

2. A Serra da Mantiqueira caracteriza-se pelas altas encostas contornadas por vales profundos rasgados pela insistência de muitos rios. O ondulado constante da Serra e do Vale do Paraíba foi chamado de “mar de morros” pelo geógrafo Aziz Ab’Saber.
a) Quais foram as suas impressões pessoais ao avistar a Serra da Mantiqueira pela primeira vez durante o trajeto?
b) Descreva a vegetação que pode ser observada na serra, bem como as áreas agrícolas ao longo da estrada (seja breve e use suas palavras).
c) Foi possível observar um fenômeno nas encostas da Serra que foi confundido com “fumaça”. Que fenômeno foi esse?

Campos do Jordão
“Alpes Paulistas”, Campos do Jordão imita ares europeus em tudo: arquitetura, florestas e bosques, arborização urbana, concertos de música nas noites de inverno, exposições de artes em galerias, cafés, confeitarias, lojas de malhas, barzinhos nas calçadas e o footing noturno.
1. Descreva a maior quantidade de elementos arquitetônicos que você pode observar e que lembram as construções europeias.
2. Em relação ao verde na área urbana de Campos do Jordão, o que você pode observar?
3. Por que o banho nas Duchas de Prata está proibido? Cite uma possível causa para essa situação.
4. É possível afirmar que Campos do Jordão é uma cidade que estimula o consumismo? Justifique sua resposta.
5. Campos do Jordão é considerado o segundo melhor clima do mundo. Essa situação possibilita quais atividades para o município?
6. O que você pode observar em relação à limpeza e conservação da área turística de Vila Capivari?
7. Quais foram suas impressões sobre as araucárias?

Pico do Itapeva
1. Pesquise o significado da palavra Itapeva e anote-o. Agora pense: por que os primeiros habitantes do local dariam esse nome ao pico?
2. A visão do Vale do Paraíba foi impedida devido à presença de um forte nevoeiro. Por que esse nevoeiro está presente na região?
3. Podemos dizer que a visita aos mirantes é direcionada para estimular o consumo, muitas vezes desnecessário? Justifique sua resposta.
4. O que você mudaria para tornar a paisagem dos mirantes menos poluída (no sentido visual)?

Suas impressões
1. Elabore um breve texto expondo suas ideias, impressões, sensações, sugestões, críticas e elogios em relação aos lugares visitados, a saber: Vale do Paraíba, Duchas de Prata, Pico do Itapeva, Vila Capivari, loja e fábrica da Cacau Show (não é preciso falar de um por um – você pode falar em geral).
2. Agora é a hora do trabalho prático. Vamos colocar a mão na massa!
Em que momento do estudo do meio você se sentiu mais satisfeito? O que achou mais interessante? O que mais chamou sua atenção? O que lhe impressionou?
Escolha esse momento/lugar e represente-o de forma artística em linguagem livre e com uso de materiais à sua escolha. Você pode pintar, desenhar, cortar e colar, bordar, modelar. Pode usar tinta, lápis de cor, giz de cera, tela, papel, papelão, tecido, sucata, brilhos. Enfim, o trabalho é livre e você faz o que quiser, desde que responda a uma das questões que abrem esta proposta. Algumas sugestões: as escarpas da Serra da Mantiqueira, a arquitetura europeia de Vila Capivari, as lojinhas de souvenires, as frias e poluídas Duchas de Prata, a Branca de Neve com seus anõezinhos, o chocolate artesanal da Montanhês e da Cacau Show, o Boulevard Geneve com a Baden Baden e o Aspen Shopping, o Pico do Itapeva coberto com a neblina e florido de hortênsias, as árvores da cidade, os braços abertos das araucárias, o clima frio mas muito agradável, o portal da cidade, e etc.

Observações:
     ·         Pode ser digitado. Se for feito à mão, deve ser escrito com caneta. Trabalhos a lápis serão descontados.
     ·         A parte escrita deve conter capa com nome, número, ano e disciplina. Ilustrações podem ser usadas. Se for o caso, inclua uma bibliografia (só se for usada).
     ·         Não exagere no tamanho da parte artística. Não teremos espaço para expor os trabalhos se eles forem muito grandes.
      ·         Não atrase a data de entrega. Observe que na semana seguinte as bimestrais vão começar.

DATA DE ENTREGA: dia 13/11 (7ºB) e dia 14/11 (7ºA) – podem começar a entregar a partir do dia 04/11. Segunda data, valendo metade: dia 18/11 (impreterivelmente).


AVALIAÇÃO: estudo do meio (8 pontos) + questionário (8 pontos) + trabalho artístico (8 pontos), divididos por 3. Mais 2 pontos de tarefas de casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário