COLÉGIO PORTO UNIÃO
ROTEIRO DE TRABALHO BIMESTRAL GEOGRAFIA/FILOSOFIA - 6º ANO A/B
TEMA: ESCRAVIDÃO E
TRABALHO ESCRAVO
A
escravidão pode ser definida como o sistema de trabalho no qual o indivíduo (o
escravo) é propriedade de outro, podendo ser vendido, doado, emprestado,
alugado, hipotecado, confiscado. Legalmente, o escravo não tem direitos: não
pode possuir ou doar bens e nem iniciar processos judiciais, mas pode ser
castigado e punido.
Não
existem registros precisos dos primeiros escravos negros que chegaram ao
Brasil. Eles eram capturados nas terras onde viviam e trazidos à força, em
navios grandes, em condições miseráveis e desumanas. Muitos morriam durante a
viagem, de doenças, de maus tratos e de fome.
Embora
a escravidão tenha sido abolida há mais de 100 anos, não pode ser apagada e
suas consequências não podem ser ignoradas. Afinal, a escravidão dominou todos
os aspectos da vida brasileira durante o século XIX. São muitos os aspectos de
nossa cultura com a marca da cultura africana e não são raros os atos de
preconceito que ainda persistem em relação aos afrodescendentes.
Infelizmente,
o Brasil e o mundo não podem dizer que estão livres do trabalho escravo
atualmente. A Organização Internacional do Trabalho estima que existam pelo
menos 12 milhões de pessoas submetidas a trabalho forçado em todo o mundo.
Para
você, o que significa saber que no passado seres humanos eram tratados de
maneira cruel, sem importância alguma, considerados inferiores? E mais, o que
você pensa sobre o fato de que, ainda hoje, em pleno século XXI, ainda existam
pessoas nessas condições degradantes?
Este
trabalho vai responder a essas perguntas.
Para
iniciar o trabalho, imagine que você, na sua idade, é arrancado de sua família
e levado para longe dela. É colocado em algum transporte que vai levá-lo para
um lugar distante, desconhecido, no qual você passará a ser visto como uma
simples mercadoria. Terá que trabalhar arduamente, dia após dia, sem direito a
descanso, reclamação, salário ou reconhecimento. Seu corpo não aguenta o
esforço, adoece, mas você não recebe nenhum cuidado – tem que continuar
trabalhando. À noite, em seu canto, chora de saudades de sua casa, se seus
familiares, de dores e com pena de si mesmo. Para suportar a dor – física e
moral, você expressa seus sentimentos por meio da arte...
Essa
é a sua tarefa: expresse os sentimentos de uma criança que passa pela dura
realidade descrita no texto, através de uma linguagem artística.
Você
pode escolher: pintura, desenho, modelagem, poesia, colagem, mosaico,
composição, entre outras. A criação é sua, você usa a linguagem que preferir.
Mas
atenção: seu trabalho deve obrigatoriamente demonstrar os sentimentos de uma
criança vitima de trabalho escravo. Portanto, é importante que você faça o
esforço de se colocar na situação, para que possa se inspirar e criar seu
trabalho.
Não
exagere no tamanho. Dê preferência a materiais leves, pois facilitam o seu
trabalho.
Quem
optar por poesias ou textos pode digitar os mesmos, porém deverá criar uma
forma artística para apresentá-los, como molduras, suportes, acabamentos e
enfeites.
Faça
com que um observador de seu trabalho se emocione ao entender a mensagem que
você quer passar...
Observações:
·
Identifique
o seu trabalho. Não tenho como saber o autor se o trabalho não tiver nome.
·
Não
atrase a entrega. Isso faz seu trabalho valer menos.
·
O trabalho solicitado pelo prof.
Luciano faz parte deste roteiro. Não esqueça de entregar os dois – caso
contrário sua nota terá que ser dividida.
·
Secretaria
não é lugar de entregar trabalhos.
·
Caso
ocorra algum imprevisto, avise a coordenação.
Avaliação
·
Trabalho
de geografia: 8,0 pontos
·
Trabalho
de filosofia: 8,0 pontos
·
Os
dois serão somados e divididos por dois.
Data de entrega
·
1ª data: 05/11 (6ºA) e 04/11 (6ºB)
·
2ª data: 11/11 (valendo metade da
nota)
BOM TRABALHO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário