Dois
pontos de vista para análise:
·
Quantitativo: 20% de todas as crianças entre 6 e 11
anos do mundo está fora da escola. A maioria nos países subdesenvolvidos. A
estrutura escolar é precária e não consegue absorver o grande número de jovens
e crianças devido às altas taxas de natalidade.
·
Qualitativo: alfabetização não habilita o cidadão a
acompanhar os avanços. Políticas educacionais e escassez de recursos levam ao
atendimento do maior número possível de alunos, deixando a qualidade em segundo
plano.
Evasão
escolar: crianças precisam trabalhar para completar a renda familiar.
Analfabetismo
= indicador do atraso de uma nação.
·
98% =
países subdesenvolvidos.
·
Há
graus diferentes de analfabetismo
Mulheres:
parcela superior aos homens.
·
Desigualdade
de gênero
·
Questões
culturais e religiosas
Analfabetismo:
problema social e individual
·
Analfabetos
são marginalizados em uma sociedade fundada na transmissão cultural escrita.
·
2010:
72 milhões de crianças fora da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário