COLÉGIO PORTO UNIÃO
ROTEIRO DE TRABALHO BIMESTRAL
GEOGRAFIA – 9º ANO A/B
TEMA: IDENTIDADE CULTURAL AFRICANA
A identidade de um povo está na sua
cultura. Podemos entender cultura como tudo aquilo que é construído pelo ser
humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de
conhecimentos e todo o comportamento. Portanto, conhecer e valorizar a cultura
é uma autoafirmação do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por
qualquer maré que chega. Por exemplo, sermos conduzidos pelo fenômeno da
globalização, que busca homogeneizar as culturas locais a fim de controlar as
nações do mundo com as doutrinas capitalistas. Este processo chama-se
aculturação. Quer dizer, a infusão de uma cultura sobre outra a fim de matar
uma.
Comumente, a África é vista como um
lugar cheio de coisas negativas. Raramente é visto na mídia uma história sobre
o continente que não seja sobre a pobreza, a AIDS, a morte ou a guerra. Há
pobreza na África, mas há pessoas que pensam que a pobreza é tudo que a África
tem. Elas sabem muito pouco sobre aquele lugar.
Os argumentos que sustentam a
suposta “inferioridade” dos negros africanos são originários da hipotética
“superioridade” dos povos europeus. A visão eurocêntrica renega os povos negros
a um segundo plano, inferiorizando sua participação na construção da sociedade.
É absolutamente necessário trazer à tona o reconhecimento do patrimônio
cultural da população africana, composta de bens materiais e imateriais, que
são expressões dos diferentes povos: objetos, costumes, canções, rituais,
religião, culinária, tecelagem, vestuários. Uma retomada de vozes que ficaram
silenciadas por opressões históricas.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
O objetivo deste trabalho é resgatar
as vozes silenciadas na opressão do racismo e da pobreza por meio de suas
manifestações culturais.
A ideia é nos inspirarmos no Museu
Afro Brasil e montarmos aqui na escola o nosso próprio museu, no qual iremos
apresentar elementos da identidade cultural africana de maneira a afirmar
seu valor enquanto meios capazes de demonstrar a força da dignidade do povo
africano.
Para tal, siga as regras:
1.
Sua primeira tarefa é refletir sobre o tema: entre todas as manifestações
culturais africanas, qual, em sua opinião, é mais adequada para afirmar a
identidade desse povo?
2.
Algumas sugestões: candomblé com seus orixás, batuques e os instrumentos de
percussão, danças, culinária, capoeira e outras lutas, idiomas, máscaras e/ou
marcas corporais, enfeites, lendas e folclore em geral.
3.
Realize uma pesquisa sobre o tema que você escolheu apenas para se familiarizar
com ele. Busque referências que possa lhe ajudar a compreender a importância
desse traço cultural e suas características principais.
4.
Agora, coloque a mão na massa. Reproduza o tema que você escolheu, sempre tendo
em mente que vamos montar um pequeno museu. Portanto, relembre o que você viu
no Museu Afro Brasil, inspire-se e tenha ideias.
5.
Você poderá construir uma peça, modelar, costurar, pintar, colar, escrever ou
mesmo fazer uma pequena instalação. Porém, lembre-se que um dos principais
traços da arte africana é o colorido vigoroso, com muitos tons de vermelho,
laranja, amarelo e marrom.
6.
Algumas sugestões: você poderá construir um altar dos orixás, como vimos os de
Iemanjá ou Xangô; poderá também reproduzir as roupas ou instrumentos que eles
carregam; poderá reproduzir uma máscara tribal, um ornamento corporal ou um
padrão de cicatrizes de uma tribo específica; poderá construir um instrumento
musical, como um atabaque, um agogô ou uma cuíca (mas é construir e não comprar um pronto); quem tem facilidade para
costurar, pode fazer uma roupa típica de uma tribo ou povo; poderá criar uma
pintura facial ritual, como a das tribos do vale do Omo; ou até poderá fazer um
poema sobre tudo isso, mas aí seja criativo para apresentar – lembre que no
museu os poemas estavam estampados nas paredes.
7.
Junto com a sua criação, entregue uma plaquinha identificando seu trabalho.
Coloque o nome da sua peça, o local da África de onde ela é originária, o que
significa e o seu nome como autor da peça.
8.
Entregue também um pequeno texto (máximo de 20 linhas) justificando a sua
escolha. Por que entre tantas manifestações da identidade cultural africana,
você escolheu especificamente essa para representar?
9.
Procure ser caprichoso e valorize os materiais recicláveis. Lembre-se: os povos
africanos são povos da floresta, do deserto ou das savanas. Não têm acesso a
materiais como isopor e afins. Prefira papelão, palha, tecidos, papéis
variados. Brilhos precisam ser usados com cuidado.
10.
Uma parte deste trabalho será composta pelas questões já disponibilizadas pelo
professor Luciano. A professora Meire estará à disposição para esclarecimentos
em relação a algum material. Podem me procurar também quando for preciso para
esclarecer as dúvidas.
AVALIAÇÃO:
·
Participação
e interesse no estudo do meio: 8,0
·
Organização,
capricho, cumprimento de regras: 8,0
·
Trabalho
proposto neste roteiro: 8,0
·
Trabalho
de Filosofia: 8,0
·
As
notas serão somadas e dividas por 4. Quem não foi ao museu, terá a nota
dividida por 3. Os 2 pontos restantes virão das tarefas de casa.
DATA
DE ENTREGA: 08/04 (obs.: Esta data é a última data possível antes das
bimestrais. Entre o fim das bimestrais e o conselho de classe, não há datas
possíveis. Procure evitar atrasos. Se esquecer desta data, uma nova data será
marcada, mas seu trabalho passará a valer 4,0. Um novo atraso implica em perda
do valor total do trabalho. Uma semana antes do dia 08 eu já estarei recebendo
os trabalhos.)
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