CAMPANHA

No ano passado, a campanha humanitária realizada através do blog foi um grande sucesso. Os 100 mil acessos reverteram uma doação de R$ 200,00 à ONG Médicos Sem Fronteiras.
Portanto, vamos repetir o gesto este ano.
A partir do dia 18/02, a cada 500 acessos, R$ 1,00 real será doado a esta mesma ONG.
Encerraremos a campanha no dia 30/11, quando vamos divulgar o total arrecadado.
Um gesto pequeno, mas que poderá fazer a diferença na vida de muitas pessoas. A única intenção, é aliviar sofrimentos.
Contamos com vocês.

segunda-feira, 11 de março de 2013

TRABALHO 1º BIMESTRE - 9º ANO A/B


COLÉGIO PORTO UNIÃO
ROTEIRO DE TRABALHO BIMESTRAL
GEOGRAFIA – 9º ANO A/B

TEMA: IDENTIDADE CULTURAL AFRICANA

            A identidade de um povo está na sua cultura. Podemos entender cultura como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento. Portanto, conhecer e valorizar a cultura é uma autoafirmação do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. Por exemplo, sermos conduzidos pelo fenômeno da globalização, que busca homogeneizar as culturas locais a fim de controlar as nações do mundo com as doutrinas capitalistas. Este processo chama-se aculturação. Quer dizer, a infusão de uma cultura sobre outra a fim de matar uma.
            Comumente, a África é vista como um lugar cheio de coisas negativas. Raramente é visto na mídia uma história sobre o continente que não seja sobre a pobreza, a AIDS, a morte ou a guerra. Há pobreza na África, mas há pessoas que pensam que a pobreza é tudo que a África tem. Elas sabem muito pouco sobre aquele lugar.
            Os argumentos que sustentam a suposta “inferioridade” dos negros africanos são originários da hipotética “superioridade” dos povos europeus. A visão eurocêntrica renega os povos negros a um segundo plano, inferiorizando sua participação na construção da sociedade. É absolutamente necessário trazer à tona o reconhecimento do patrimônio cultural da população africana, composta de bens materiais e imateriais, que são expressões dos diferentes povos: objetos, costumes, canções, rituais, religião, culinária, tecelagem, vestuários. Uma retomada de vozes que ficaram silenciadas por opressões históricas.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

            O objetivo deste trabalho é resgatar as vozes silenciadas na opressão do racismo e da pobreza por meio de suas manifestações culturais.
            A ideia é nos inspirarmos no Museu Afro Brasil e montarmos aqui na escola o nosso próprio museu, no qual iremos apresentar elementos da identidade cultural africana de maneira a afirmar seu valor enquanto meios capazes de demonstrar a força da dignidade do povo africano.
             Para tal, siga as regras:

1. Sua primeira tarefa é refletir sobre o tema: entre todas as manifestações culturais africanas, qual, em sua opinião, é mais adequada para afirmar a identidade desse povo?

2. Algumas sugestões: candomblé com seus orixás, batuques e os instrumentos de percussão, danças, culinária, capoeira e outras lutas, idiomas, máscaras e/ou marcas corporais, enfeites, lendas e folclore em geral.

3. Realize uma pesquisa sobre o tema que você escolheu apenas para se familiarizar com ele. Busque referências que possa lhe ajudar a compreender a importância desse traço cultural e suas características principais.

4. Agora, coloque a mão na massa. Reproduza o tema que você escolheu, sempre tendo em mente que vamos montar um pequeno museu. Portanto, relembre o que você viu no Museu Afro Brasil, inspire-se e tenha ideias.

5. Você poderá construir uma peça, modelar, costurar, pintar, colar, escrever ou mesmo fazer uma pequena instalação. Porém, lembre-se que um dos principais traços da arte africana é o colorido vigoroso, com muitos tons de vermelho, laranja, amarelo e marrom.

6. Algumas sugestões: você poderá construir um altar dos orixás, como vimos os de Iemanjá ou Xangô; poderá também reproduzir as roupas ou instrumentos que eles carregam; poderá reproduzir uma máscara tribal, um ornamento corporal ou um padrão de cicatrizes de uma tribo específica; poderá construir um instrumento musical, como um atabaque, um agogô ou uma cuíca (mas é construir e não comprar um pronto); quem tem facilidade para costurar, pode fazer uma roupa típica de uma tribo ou povo; poderá criar uma pintura facial ritual, como a das tribos do vale do Omo; ou até poderá fazer um poema sobre tudo isso, mas aí seja criativo para apresentar – lembre que no museu os poemas estavam estampados nas paredes.

7. Junto com a sua criação, entregue uma plaquinha identificando seu trabalho. Coloque o nome da sua peça, o local da África de onde ela é originária, o que significa e o seu nome como autor da peça.

8. Entregue também um pequeno texto (máximo de 20 linhas) justificando a sua escolha. Por que entre tantas manifestações da identidade cultural africana, você escolheu especificamente essa para representar?

9. Procure ser caprichoso e valorize os materiais recicláveis. Lembre-se: os povos africanos são povos da floresta, do deserto ou das savanas. Não têm acesso a materiais como isopor e afins. Prefira papelão, palha, tecidos, papéis variados. Brilhos precisam ser usados com cuidado.

10. Uma parte deste trabalho será composta pelas questões já disponibilizadas pelo professor Luciano. A professora Meire estará à disposição para esclarecimentos em relação a algum material. Podem me procurar também quando for preciso para esclarecer as dúvidas.

AVALIAÇÃO:
·         Participação e interesse no estudo do meio: 8,0
·         Organização, capricho, cumprimento de regras: 8,0
·         Trabalho proposto neste roteiro: 8,0
·         Trabalho de Filosofia: 8,0
·         As notas serão somadas e dividas por 4. Quem não foi ao museu, terá a nota dividida por 3. Os 2 pontos restantes virão das tarefas de casa.

DATA DE ENTREGA: 08/04 (obs.: Esta data é a última data possível antes das bimestrais. Entre o fim das bimestrais e o conselho de classe, não há datas possíveis. Procure evitar atrasos. Se esquecer desta data, uma nova data será marcada, mas seu trabalho passará a valer 4,0. Um novo atraso implica em perda do valor total do trabalho. Uma semana antes do dia 08 eu já estarei recebendo os trabalhos.)

   BOM TRABALHO! J

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