COLÉGIO PORTO UNIÃO
EXERCÍCIO DE CAMPO –
MUSEU AFRO-BRASIL
GEOGRAFIA – 9º ANO A/B
As
questões a seguir referem-se à visita realizada ao Museu Afro-Brasil e ao
Parque do Ibirapuera. Responda-as em uma folha separada, manuscritas em
caneta azul ou preta. O não cumprimento desta regra implicará na perda de
pontos. Bom exercício!
1.
Descreva com suas palavras as condições de conservação que puderam ser
observadas durante a caminhada no Parque do Ibirapuera.
2.
Analise a questão da coleta de lixo no Parque: você achou suficiente a
quantidade de lixeiras, bem como sua localização e identificação? Desenvolva o
tema com suas palavras.
3.
Em relação ao público que foi visto utilizando o parque naquele dia, a que conclusões
você pode chegar?
4.
É possível afirmar que o Parque do Ibirapuera é um espaço geográfico?
Justifique sua resposta.
5.
Use suas palavras para descrever os seguintes locais: Marquise, Lago,
Ciclofaixa.
6.
O logotipo do museu apresenta um significado de forma gráfica e criativa. Que
significado é esse?
7.
Qual importância representa para a sociedade a manutenção de um acervo como o
do Museu Afro?
8.
Cite elementos da cultura africana observados no museu e que mais chamaram sua
atenção. Por que esses elementos?
9.
Quais sensações você pode experimentar em relação à escravidão do provo
africano, especialmente dentro da sala do navio negreiro?
10.
Em qual ou em quais momentos você conseguiu notar a fortaleza e a dignidade do
povo africano com maior nitidez? Por que?
11.
Cite ao menos dois elementos da cultura brasileira influenciados pela cultura
africana e que puderam ser vistos no museu.
12.
O Pavilhão Manoel da Nóbrega, onde está instalado o Museu Afro, é da autoria de
Oscar Niemeyer. Quais elementos arquitetônicos mais lhe chamaram a atenção,
tanto na parte externa quanto na parte interna do edifício?
ENTREGA: DIA 13/03
Nenhum comentário:
Postar um comentário