CAMPANHA

No ano passado, a campanha humanitária realizada através do blog foi um grande sucesso. Os 100 mil acessos reverteram uma doação de R$ 200,00 à ONG Médicos Sem Fronteiras.
Portanto, vamos repetir o gesto este ano.
A partir do dia 18/02, a cada 500 acessos, R$ 1,00 real será doado a esta mesma ONG.
Encerraremos a campanha no dia 30/11, quando vamos divulgar o total arrecadado.
Um gesto pequeno, mas que poderá fazer a diferença na vida de muitas pessoas. A única intenção, é aliviar sofrimentos.
Contamos com vocês.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TRABALHO BIMESTRAL - 8º ANO - 3º BIMESTRE (FEIRA CULTURAL)

COLÉGIO PORTO UNIAO
ROTEIRO DE TRABALHO BIMESTRAL E FEIRA CULTURAL
8º ANO A/B

TEMA: INFLUÊNCIAS DA CULTURA DOS EUA

Ao longo de todo século XX assistimos a um processo de “americanizaçao” da cultura mundial. O acesso cada vez mais rápido à informação trouxe consigo uma divulgação maciça do “American Way of Life” por meio do cinema, da TV, da música e da Internet. O estilo de vida dos estadunidenses é tido como o que há de mais moderno, prático e eficiente e imitá-los torna-se essencial para uma “boa qualidade de vida”. Assim, uma enxurrada de produtos, que vão desde comida congelada até aparelhos absolutamente inúteis, invade o mercado mundial. É a globalização dos costumes. Todos no mundo vestem jeans, camiseta e tênis; comem hambúrgueres e batatas fritas, bebem Coca Cola, assistem MTV e ouvem rock-pop-funk-reggae-soul-blues. Nova York é a capital do mundo; Miami, a sua praia; a Califórnia, o seu sonho de consumo; Las Vegas, a armadilha mortal. Cowboy substitui o peão; country entra no lugar do sertanejo; rodeio vira febre; botas, chapéus e franjas são a última moda. Fast food é luxo, Mc Donald’s, Burguer King, Starbucks... ONDE ESTÁ O MEU PAÍS?

Este trabalho tem por objetivo a demonstração de como a cultura dos EUA influencia o nosso cotidiano. Pare e pense: quantas vezes por dia você e sua família utilizam produtos de origem estadunidense? Nenhuma? Então veja: que música você ouve em seu MP4 quando vem para a escola? Onde você vai para comprar uma roupa para ir na festinha do sábado? Em que aparelho o seu almoço é esquentado? O que você usa nos pés para vir à aula? Qual aparelho permite que você converse com seus amigos sem sair de casa – e com imagem? E essa coisinha que você carrega no bolso e que insiste em tocar no meio da aula? O que você vai ver no cinema? Os canais de TV que você assiste em casa são...? Quem você imita no jeito de usar o cabelo, a roupa, a unha e a maquiagem? Qual marca de roupa esportiva você escolhe de presente? Por quem você suspira sonhando com um megashow de estádio? Você fala auto serviço ou self service? No seu computador tem um rato ou um mouse?

E aí, continua pensando que não usa nada dos EUA?????

Então vamos lá! Mãos a obra. Não esqueçam que este trabalho fará parte da exposição da Feira Cultural, portanto siga as regras de realização, pois todo o projeto está baseado nelas.

Parte 1
Vamos demonstrar a influência da cultura dos EUA no presente. Isso deve ser feito da forma mais legal e interessante que você encontrar. Pode ser maquete, instalação, costura, modelagem, construção, pintura, bonecos, fotografias, enfim, as possibilidades são grandes e criatividade infinita.
ATENÇÃO: ESTÁ PROIBIDA A REALIZAÇAO DE CARTAZES! O MOTIVO É A EXPOSIÇAO NA FEIRA CULTURAL, UMA VEZ QUE ESTA PARTE DO TRABALHO SERÁ EXPOSTA EM BANCADA.
Explore marcas, logotipos, personalidades, pontos turísticos, fast foods, aparelhos, músicas, filmes, moda... Deite e role! Mas atenção: a identificação visual deve ser imediata. Ou seja, bateu o olho, reconheceu.
Evite fazer o seu trabalho muito grande. Se ele for gigante vai precisar de muito espaço, tirando a chance de outro trabalho ser exposto. São muitos alunos, portanto, muitos trabalhos. Então, seja econômico em relação ao tamanho. 
Evite colocar objetos que você não queira perder e procure colar tudo muito bem. A tentação sempre fala mais alto: vão colocar a mão em seu trabalho. E os objetos soltos tendem a virar “lembrancinhas”.
Materiais, cores e formatos são de livre escolha.

Parte 2
Atenção para esta parte do trabalho.

Um dos objetivos da Feira Cultural é resgatar o momento histórico em que os EUA criam o American Way of Life, e passam a influenciar o mundo todo.
Neste sentido, você tem duas tarefas a realizar:

1ª tarefa: realização de mini pesquisa sobre o momento da história dos EUA chamado de Big Business, ou seja a década de 1920, quando a economia entra no auge e o estilo de vida urbano é exportado para todo o mundo via cinema.
Uma mini pesquisa não deve ter mais do que 2 páginas. Pode ser digitada. Capa é opcional mas bibliografia é obrigatória.

2ª tarefa: elabore um texto (de sua autoria, com suas palavras) refletindo sobre a influência cultural dos EUA. Escreva a respeito do assunto, com um máximo de duas página (pode ser digitado e a capa é opcional). Não esqueça: o texto é seu e será base para as explicações no dia da feira. São as SUAS conclusões. Se copiar o texto, perderá parte da nota.


Data de entrega:
   Ø  Mini pesquisa = dia 26/08
   Ø Texto = dia 02/09
   Ø  Construção = dia 09/09 impreterivelmente = a feira é dia 14/09

Avaliação: cada etapa vale 8,0 pontos e fará parte da avaliação global da Feira Cultural.


BOM TRABALHO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário